Eu sou aquilo que sinto.

Eu sou perfeito exatamente da maneira que eu sou!:

Na nossa cultura é comum relacionarmos as doenças à alimentação não saudável,  aos maus hábitos, ao sedentarismo, e a alguns comportamentos. Mas, o fato é que as doenças têm origem bem mais profundas, e  podem estar muito mais relacionadas aos nossos pensamentos, e consequentemente, as nossas emoções do que qualquer outra condição.

Se você acha que a origem de seus problemas está relacionado ao outro, ao trânsito, ao trabalho, a situação financeira, a crise….Enfim, certamente você irá se surpreender com os estudos que vêm sendo realizados, e cientificamente comprovados, que relacionam as doenças às emoções ruins que cultivamos, tais como mágoas, rancores, raivas, estresse, tristeza, ansiedade, depressão, e por aí vai, uma lista enorme de sentimentos de insatisfação e infelicidade.

Louise Hay, uma mulher simples como todas as outras, mas pioneira em estudar as doenças a partir dessa abordagem psico-emocional, sendo uma das primeiras pessoas a estudar e pesquisar sobre a relação das doenças com as emoções com base na sua própria experiência em ter um câncer diagnosticado e a partir daí, se aprofundar no assunto.Os se estenderam para todas as partes do mundo, passando por inúmeros profissionais das áreas relacionadas à saúde o o bem estar, e hoje, essa abordagem, embora para muitos seja algo novo, ela já é totalmente aceita e possui milhares de adeptos.

Saiba mais sobre a trajetória de Louise Hay.

* Há trinta anos, quando Louise Hay observava como as pessoas permitiam que as doenças e circunstâncias dolorosas controlassem suas vidas, ela prometeu a si mesma ajudá-las a ver que a raiz de suas dores brotava de seus próprios pensamentos negativos. Então, ela se sentou e descreveu em um caderninho azul como os nossos padrões e crenças mentais tinham o poder de contribuir para as doenças em nosso corpo. Este caderninho se tornou o livro título deste artigo, foi publicado em 1984, traduzido para 29 idiomas e que já vendeu mais de 35 milhões de cópias em todo mundo.
Sua mensagem simples é: “O corpo, como tudo na vida, é um espelho de nossos pensamentos e crenças internos. Cada célula de nosso corpo responde a cada pensamento que pensarmos e cada palavra que pronunciarmos.”
Pois bem, transcrevo aqui, conforme apresentado pela Louise, alguns dos problemas femininos, a causa provável e o novo padrão de pensamento a ser trabalhado diariamente, “n” vezes/dia.
Problema
Causa Provável
Novo Padrão de Pensamento
Aborto espontâneo
Medo. Medo do futuro. “Não agora… mais tarde.” Hora errada.
A correta Ação Divina está sempre acontecendo em minha vida. Eu me aceito como sou, eu gosto de mim.
Apetite
– Excesso

– Falta

Medo. Necessidade de proteção. Desconfiança das próprias emoções.
Medo. Proteção de si mesma. Falta de confiança na vida.

 

 

Estou protegida. É seguro sentir. Meus sentimentos são normais e aceitáveis.
Eu me amo e aprovo meu jeito de ser. Sinto-me protegida. A vida é segura e divertida.
Bexiga e Cistite
Ansiedade. Ligação a velhas idéias. Medo de abandonar antigos condicionamentos.
Fácil e tranquilamente, eu me desfaço do que é velho e dou as boas-vindas ao novo. Estou em segurança.
Diabetes
Pesar por coisas que poderiam ter acontecido. Grande necessidade de exercer controle. Mágoa profunda. Dificuldade de lidar com a doçura da vida.
Este instante está cheio de alegria. Eu agora escolho vivenciar a doçura do dia de hoje.
Enxaqueca
Detesta ser dirigido. Resiste ao fluxo da vida. Medos sexuais. Geralmente aliviada pela menstruação.
Relaxo no fluir da vida e, numa atitude de tranqüilo conforto, deixo-o prover tudo o que preciso. A vida me ampara.
Feminino, Síndromes
Negação de si mesma. Rejeição da feminilidade, da essência feminina.
Alegro-me por minha feminilidade. Gosto de ser mulher. Gosto do meu corpo.
Insônia
Medo. Não confia no processo da vida. Culpa.
Tranquilamente desligo-me do dia e entrego-me a um sono sereno sabendo que o amanhã seguirá seu rumo natural.
Intestinos
Assimilação. Absorção. Fácil eliminação.
Eu assimilo e absorvo tudo o que preciso saber e liberto-me do passado com alegria.
Distúrbios da Menstruação
Rejeição da feminilidade. Culpa, medo. Crê que os órgãos genitais são sujos ou pecaminosos.
Aceito meu poder feminino e todas as minhas reações corporais porque são normais e naturais. Gosto de mim e de ser quem sou.
Obesidade
Medo, necessidade de proteção. Fuga dos sentimentos. Insegurança. Auto-rejeição.
Estou em paz com meus próprios sentimentos. Estou segura em meu lugar: meu corpo. Crio minha própria segurança. Eu me amo e gosto do meu jeito de ser.
Ovários
Representam os pontos da criatividade.
Minha criatividade flui facilmente.
Útero
Representa a MORADA da criatividade.
Sinto-me perfeitamente à vontade com meu corpo de fêmea.
Vulva
Representa a vulnerabilidade.
É seguro ser vulnerável.
Retenção de líquidos
O que estou com medo de perder?
Eu me desprendo das coisas.
Rigidez muscular
Pensamentos rígidos, controles.
É bom ser flexível em relação às idéias. É bom ser leve.
Sangue
– Anemia
– Coágulos
Falta de alegria. Falta de circulação de idéias.
Hesitação. Falta de alegria. Medo da vida. Não se sente boa o bastante. Alienação.
Não se permite ter alegria

 

Novas idéias, cheias de alegria, fluem livremente pelo meu corpo.

 

 

É seguro encontrar alegria em tudo na vida. Amo viver. Estar aqui na Terra.
Desperto nova vida dentro de mim. É extremamente fácil para mim fluir com ela.
Seios
Representam a maternida-de e o alimento físico e espiritual.
Dou e recebo alimentos de maneira equilibrada.
Tireóide
– Hipo
– Hiper
Vontade de desistir de tudo. Sente-se irremediá-velmente sufocada.
Raiva por ter sido deixada de lado.
 

 

 

 

Vou começar uma vida nova, com novos ideais. Uma vida que me satisfaça plenamente.
Eu sou o centro de minha vida. Estou satisfeita comigo e com tudo que vejo.

Veja aqui a lista completa do livro ‘Cure a sua vida’ – Louise Hay

Outras abordagens interessantes relacionando as doenças com as emoções:

  • O resfriado escorre quando o corpo não chora.
  • A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
  • O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
  • O diabetes invade quando a solidão dói.
  • O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
  • A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.
  • O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
  • A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
  • As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
  • O peito aperta quando o orgulho escraviza.
  • A pressão sobe quando o medo aprisiona.
  • As neuroses paralisam quando a criança interna tiraniza.
  • A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.

As Doenças, as emoções e a genética

É muito comum ouvirmos falar em doenças herdadas genéticamente, o certo é que quando estamos no ventre materno estamos já expostos aos padrões emocionais vividos no ambiente familiar. Estes padrões emocionais vão ser parte integrante também da educação da criança e mais tarde manifestar-se fisicamente se não forem transformados em potencialidades e sabedoria.

Padrões emocionais e crenças negativas – causam doenças

As mudanças de padrões emocionais passam pela mudança das crenças e padrões de pensamento que alimentamos desde que existimos. Através da mudança de pensamentos é possível curar doenças e as emoções.

Mostramos a seguir algumas doenças e os padrões e crenças negativas que os sustentam e as respectivas afirmações positivas que devemos dizer para mudar os padrões e crenças e assim libertar-nos das doenças e emoções negativas.

Cada vez há mais abertura a acreditar que por trás de uma doença ou de um acidente existe sempre um pensamento ou crença negativa alimentada pela pessoa. Todos nós criamos uma realidade no nosso mundo mental, que se materializa em nosso corpo ou realidade numa realidade concreta concreta.

As doenças e as emoções fazem parte dessa manifestação concreta materializada por pensamentos, crenças e padrões de comportamento que podem ser alterados por uma consciência diária sobre a forma como vemos  e sentimos a vida e a forma como a vivemos.

Sendo assim, a prática de Mindfulness pode ser sua maior aliada, para trazer essa atenção ao momento presente, ‘vigiar’ seus pensamentos e emoções.

Vamos deixar o Mindfulness para o próximo post! 

 

Fontes: 

http://www.docelimao.com.br

Cristina Jorge

http://www.louisehay.com

 

 

Louise Hay – Linda por toda sua magnitude

 

Apelidada de “o ser mais próximo a um santo vivo” pelos meios de comunicação australianos, Louise Hay também é conhecida como uma das fundadoras do movimento de auto-ajuda. Seu primeiro livro,  Cure seu corpo , foi publicado em 1976, muito antes do que estava na moda para discutir a ligação entre a mente eo corpo. Revista e ampliada em 1988, este livro best-seller introduziu o conceito de Louise para pessoas de 33 países diferentes e foi traduzido para 25 idiomas em todo o mundo.

DE LUTA PARA FORÇA

Através de técnicas de cura de Louise e filosofia positiva, milhões aprenderam a criar mais do que eles querem em suas vidas, incluindo mais de bem-estar em seus corpos, mentes e espíritos. Sua própria filosofia pessoal foi forjada a partir de sua criação atormentado. Sua infância foi instável e empobrecida, e seus anos de adolescência foram marcadas pelo abuso. Louise fugiu de casa e terminou em Nova York, onde ela se tornou um modelo e se casou com um homem de negócios próspero. Apesar de parecer que a sua vida tinha se virado, não foi até o casamento terminou 14 anos depois que a sua cura realmente começou.

Louise começou o que se tornaria o trabalho de sua vida em Nova York em 1970. Ela participou de reuniões na igreja da ciência religiosa e começou a treinar no programa ministerial. Ela tornou-se um orador popular na igreja, e logo se viu aconselhando clientes. Este trabalho rapidamente floresceu em uma carreira em tempo integral.Depois de vários anos, Louise compilou um guia de referência detalhando as causas mentais de doenças físicas, e desenvolveu padrões de pensamento positivo para reverter a doença e criar a saúde. Esta compilação foi a base para curar seu corpo , também conhecido carinhosamente como “o pequeno livro azul.” Ela começou a viajar por todo os Estados Unidos, ministrando workshops sobre amar a nós mesmos e curar nossas vidas.

Louise foi capaz de colocar suas filosofias em prática quando ela foi diagnosticada com câncer. Ela considerou as alternativas à cirurgia e drogas, e em vez desenvolvido um programa intensivo de afirmações, visualização, limpeza nutricional e psicoterapia. Dentro de seis meses, ela estava completamente curada do câncer.

Em 1980, Louise voltou para sua terra natal, Sul da Califórnia, e foi aqui que ela começou a colocar seus métodos oficina no papel. Em 1984, seu novo livro, você pode curar sua vida , foi publicado.Nele, Louise explica como nossas crenças e idéias sobre nós mesmos são muitas vezes a causa dos nossos problemas emocionais e doenças físicas e como, usando as ferramentas certas, podemos mudar nosso pensamento e nossas vidas para melhor.

Você pode curar sua vida chegou à lista dos mais vendidos do New York Times e permaneceu nela durante 13 semanas consecutivas. Mais de 50 milhões de cópias de Você pode curar sua vida foram vendidos em todo o mundo. Vinte anos mais tarde, devido a suas aparições na Oprah Winfrey Show, Você pode curar sua vida foi novamente na lista de bestsellers do New York Times.Pela primeira vez na história que de publicação que aconteceu!

Em 1985, Louise começou sua famoso grupo de apoio, “The Hayride”, com seis homens diagnosticados com AIDS. Em 1988, o grupo tinha crescido para um encontro semanal de 800 pessoas e havia se mudado para um auditório em West Hollywood. Mais uma vez, Louise tinha começado um movimento de amor e apoio a longo antes de as pessoas começaram a usar fitas vermelhas em suas lapelas. Foi durante este período que ela escreveu o livro AIDS: Criação de uma abordagem positiva, baseada em suas experiências com este poderoso grupo.

Louise começou Hay House, Inc ., Uma editora bem-sucedida. O que começou como uma pequena empresa na sala de estar de sua casa se ​​transformou em uma empresa próspera que já vendeu milhões de livros e produtos em todo o mundo. Hay House autores incluem muitos notáveis ​​no movimento de auto-ajuda, incluindo Dr. Wayne Dyer , Joan Borysenko, Dr. Christiane Northrup , e Doreen Virtue , entre outros. Além disso, a Fundação Hay é uma organização sem fins lucrativos criada por Louise que incentiva e apoia financeiramente diversas organizações que fornecem alimento, abrigo, aconselhamento, cuidados paliativos e dinheiro para aqueles com AIDS, as mulheres agredidas e outras crises.

Aos 81 anos, Louise lançou seu primeiro filme de sempre em sua vida e de trabalho Você pode curar sua vida: The Movie. Para assistir a visita reboque www.youcanhealyourlifemovie.com .Quando não está viajando, Louise adora pintar, jardinar e dançar em sua casa em San Diego, Califórnia.

Formação no Método Restaurativo com Miila Derzett

miila

Informacões e inscrições:

> quero@restaurativa.com.br
> miiladerzett@gmail.com

Retiro com Formação em 2016 na maravilhosa Montanha Encantada em Garopaba, Santa Catarina.

Formação em Restaurativa

• Retiro com 50hs

• Com a presença do Dr Roberto Simões

• O aluno recebe certificado e livro “Relaxe! Guia para relaxamento físico e mental” de Miila Derzett, além de apostila numa linda Ekobag da Ekomat.

>> Conteúdo Programático:

Etimologia

Escola da Yoga Restaurativa

Ensinamentos de Sra Lasater

Método Restaurativo: o que é

Método Restaurativo: fundamentos

Posturas restaurativas parte I

Respiração restaurativa

Pilares da restaurativa

Acessórios

Fatores para o relaxamento

Técnica e prática

Estágios da Restaurativa

Uso dos acessórios

Teorias interdisciplinares e a restaurativa

Fisiologia do relaxamento

Medicina Mente Corpo

A luta e a fuga na sociedade contemporânea

O Ócio Criativo

O ser e o Nada

Rituais

Estudos em afetividade

Posturas restaurativas parte II

Técnica e Prática

Seminários

>> POSSIBILIDADE DE SE ESPECIALIZAR EM 70 E 100 HS:

Para certificado de 70 hs pode optar pela entrega de estudo de caso. Professor oferece essa opção ao aluno que desejar, sem ônus algum.

>> Para receber um novo certificado, com até 100 hs, participar dos seguintes cursos

• Roberto Simões – Neurofisiologia da Meditação (10hs)

• Glauco Tavares: Retiro do silêncio (30hs)

• Daniela Carmona: Restaurativa para Gestantes (10hs)

• Miila Derzett: Poder do Descanso (10hs)

• Participar como assistente em curso ou formação (10 e 30hs)

Literatura recomendada para leitura antes dos encontros:

• Relax n Renew, de Judith Lasater (em inglês e espanhol). No site restaurativa.com.br você terá acesso a tradução do primeiro capítulo;

• Artigos do site restaurativa.com.br e do site yogacontemporaneo.com;

• Resposta do Relaxamento e Medicina Humanista de Herbert Benson (estantevirtual.com.br).

Sobre Miila Derzett:
> Miila Derzett possui o olhar de observador do comportamento humano: morou em Nova Iorque aos 18 onde estudou Dramaturgia no Lee Strasberg Institute. Anos mais tarde cursou Jornalismo pela PUCRS, onde recebeu bolsa sanduíche de Mestrado Fulbright na Georgia State University. De volta ao Brasil, trabalhou no Canal Futura com criação de programas educacionais e logo depois ingressou na faculdade de Cinema. Em 2008, após vencer uma batalha contra um câncer, começa a estudar Yoga, Yogaterapia e Medicina ayurveda, encontrando em NY a yoga Relax n’Renew da professora e pesquisadora Judith Hanson Lasater, com quem passou a realizar anualmente assistência em seus cursos. Realizou bricolagens do que aprendeu em áreas como da antropologia e psicologia, formando no Brasil o Método Restaurativo.

Foi iniciada no Budismo da ordem Interser pelo Mestre Tibetano Thich Nhat Hahn em 2010 no Colorado e estuda meditação com Lia Diskin na Palas Athena em São Paulo.

A partir de 2014 passa a estudar a Medicina Mente Corpo, no Henry-Benson Mind Body Institute, em cursos como “Stress and Relaxation Response: Fundamentals of Mind Body Medicine” e “Using Mind-Body Techniques in Clinical Practice” e acaba de participar de um curso presencial na mesma escola em Boston “Mind Body Medicine: New Science and Best Practices to meet Public Health Challenges”. Atualmente é graduanda em Psicologia em Florianópolis.

Mais sobre a restaurativa?
www.restaurativa.com.br

Mais sobre Miila Derzett?
www.restaurativa.com.br

Mais sobre Roberto Simões?
www.yogacontemporaneo.com

Mindfulness: SER X FAZER

POST_CEREBRO_2

Mindfulness também significa aprender a SER.

Nosso cérebro funciona como uma constante máquina de fazer, ele trabalha arduamente quase todas as horas no nosso dia, pensando como fazer, o que fazer…..

Mas esquecemos que não somos somente uma máquina com o botão ON ativado, temos que sabe apertar o OFF, temos que saber desconectar, temos que saber ‘fazer nada’.

Temos que nos permitir a não olhar só para fora, e quando olhar para si, também não se apegar tão somente àquilo que você está vendo, mas estar atento para aquilo que você está sentindo

Ao invés de pensar o que eu preciso fazer, analisar o que você vem fazendo com sua vida, o quão íntegro e fiel você tem sido à você mesmo, com que qualidade você vem ‘fazendo’ e ‘fazendo’, dia após dia. O que você está fazendo com sua linda vida.

E se estivermos atentos, despertos para estas questões, podemos acessar com mais facilidade partes da nossa consciência que não acessadas quando estamos apenas reagindo, no piloto automático, conseqüentemente, faremos melhores escolhas, conseqüentemente, serão muito mais prósperas.

Ser é apenas uma questão de estar no momento. Agora.

Lakshmi é ela, sou eu. A Deusa que habita em mim, reverencio, respeito e amo, como amo você, como amo a mim mesma.

Lá atrás, em meados de 2004, comecei a estudar a filosofia do Yoga, suas origens, o Hinduísmo e assim por diante. Quando me deparei com as divindades da cultura, suas crenças e peculiaridades,  foi encanto a primeira vista, mais do que isso, foi naquele momento que pude realmente entender o Divino dentro de mim,  suas manifestações, e o verdadeiro sentido da vida.

Naquele momento, devido as circunstâncias da época, no contexto da minha vida, foi Shiva que me ‘tomou’, me inspirei na sua força e fui à caminho dos meus enfrentamentos, com toda coragem e força que ele me inspirava.

Foram anos e anos da presença muito ativa das manifestações de Shiva, até que chegou o momento que toda aquela força, aquele vigor, aquela intensidade começou a me desequilibrar, era chegado o momento de saber parar, recuar e mudar o rumo.

Foi assim que, amorosamente, ‘me despedi’ de Shiva e tive a honra de resolvi deixar a Lakshmi trazer toda sua beleza e magnitude para o meu momento, não era mais para chorar e derramar lágrimas, era o momento para enxugá-las e fazer a flor desabrochar, das profundezas nascer a linda Lótus.

Laskshmi é linda, plena e representa a abundância , que chegou pra mim como forma de resiliência. Cai muitas vezes, mas levantei com meu coração, abundantemente, repleto de amor e gratidão .

Jaya Shiva!

Jaya Lakshmi!

lakshmi

LAKSHMI, Deusa da Prosperidade e da Abundância, abro meu coração e meu lar com muito amor e exuberante alegria para recebê-la no meu Templo interno e no Templo da minha morada.
Que suas bênçãos cheguem a mim trazendo a pureza da flor de lótus, a harmonia nos meus relacionamentos e a prosperidade em tudo o que eu executar com fé, entusiasmo e altruísmo.
Que o aspecto feminino de Deus em todas as suas manifestações me traga intuição, percepção, dedicação e receptividade para que eu possa realizar todas as minhas atividades com alegria e felicidade.
Que sua majestosa beleza se reflita em meus pensamentos para que eu possa sentir, falar, ouvir e agir somente com a consciência da minha Presença Divina.
Que a sua Luz me envolva dentro de um campo magnético de Abundância para que eu possa ter tudo o que necessito e expandir essa minha Prosperidade para todos.
Tudo o que me for ofertado eu abençôo e consagro para a realização do Plano Divino.
Amada LAKSHMI, bem vinda à minha vida e ao meu lar! Eu Sou, Eu Sou, Eu Sou a manifestação de tudo o que desejo neste instante, hoje e sempre!
SHRIM!